\n"

Blog

O universo da
nossa química

11 itens do seu dia a dia que só existem graças aos Plastificantes

Compartilhar em:

Sem plastificantes, uma grande variedade de produtos que utilizamos em nossas vidas não existiria. Veja alguns destes produtos e porque os plastificantes são essenciais em sua concepção.

1. Roupas sintéticas:

Plastificantes são essenciais na fabricação de roupas com composições diversas, por exemplo, fibras sintéticas, presentes em peças da moda como camisetas, blusas, calças e saias. Os plastificantes atuam nestes casos para melhorar a resistência ao amassamento, conforto e durabilidade. Também são usados em algumas roupas esportivas feitas de poliéster para melhorar sua elasticidade, resistência ao suor e conforto durante a prática esportiva.

2. Mangueiras e tubos flexíveis:

Os plastificantes conferem maleabilidade e flexibilidade às mangueiras e aos tubos flexíveis, tornando-os ideais para uma grande gama de aplicações. Temos desde mangueiras de jardim até sofisticados sistemas utilizados em vários segmentos da indústria, como a automobilística, construção civil, agrícola e pecuarista, por exemplo, com as mangueiras ordenhadeiras.

3. Revestimento de fios elétricos:

Os plastificantes são utilizados na produção de revestimentos para fios elétricos, garantindo a maleabilidade e o isolamento eficaz, que, por sua vez, provê a segurança elétrica, evitando curtos-circuitos.

4. Brinquedos infantis:

Muitos brinquedos infantis são feitos de plástico flexível que, por sua vez, só é possível ser obtido devido à presença de plastificantes. Esse produto confere aos brinquedos a maleabilidade necessária para garantir a segurança das crianças durante o manuseio.

A Elekeiroz possui linhas de plastificantes livres de ftalatos e fabricados a partir de matéria-prima vegetal, ideais para este segmento.

5. Embalagens flexíveis:

Os plastificantes desempenham um papel vital na fabricação de laminados e filmes. Esses materiais são amplamente usados na indústria alimentícia e de embalagens, proporcionando leveza, resistência e preservação (de alimentos) a baixas temperaturas.

Os plastificantes não-ftalatos e os plastificantes vegetais/ bioderivados da Elekeiroz são ideais para este segmento.

6. Calçados esportivos:

A fabricação de calçados esportivos envolve o uso de materiais plásticos flexíveis. Os plastificantes são incorporados para conferir conforto, durabilidade e flexibilidade aos calçados, melhorando a experiência do usuário.

7. Tecidos revestidos: Lonas, toldos, móveis para jardim, toalhas, piscinas de vinil,outros.

São tipos de tecidos laminados e espalmados que usam plastificantes em sua produção e que tem propriedades à prova d’água e resistência ao vento, intempéries, além de maior durabilidade. Este tipo de tecido é voltado à produção de produtos para uso ao ar livre.

8. Equipamentos médicos:

Muitos dispositivos médicos, como tubos de infusão e bolsas de sangue e ou de soro, dependem de materiais plásticos flexíveis que contenham plastificantes. Esses aditivos garantem a flexibilidade necessária para a manipulação e conforto do paciente.

9. Filmes plásticos para agricultura:

Plastificantes desempenham um papel vital na fabricação de filmes plásticos usados na agricultura, como coberturas para estufas e filmes para proteção de culturas. Esses materiais ajudam a otimizar o crescimento das plantas e proteger contra condições climáticas adversas.

10. Materiais de isolamento térmico:

Plastificantes são incorporados em materiais de isolamento térmico, como espumas de poliuretano, para conferir flexibilidade e capacidade de vedação. Esses materiais são amplamente usados na construção para melhorar a eficiência energética de edifícios.

11. Construção Civil

Os plastificantes são fundamentais para melhora de performance de diversos materiais utilizados nas construções. Um dos seus principais usos é nas membranas e revestimentos para impermeabilização. O plastificante é adicionado para melhorar a flexibilidade e a adesão do material, garantindo uma vedação eficaz contra a água e a umidade, fundamental para evitar danos estruturais e vazamentos em telhados, fundações, piscinas e banheiros. Um exemplo são as geomembranas de PVC, utilizadas na impermeabilização de reservatórios de água, túneis, muros de contenção e lajes, protegendo contra a infiltração de líquidos e gases.

Os plastificantes também são frequentemente adicionados a tintas e revestimentos para melhorar a flexibilidade, adesão e resistência ao desgaste do filme seco. Sua aplicação permite a formulação de tintas e revestimentos que podem se adaptar às deformações e movimentos naturais das superfícies, reduzindo a probabilidade de rachaduras e descamação ao longo do tempo.

Os plastificantes são produtos fundamentais para a vida moderna e estão na rotina de bilhões de pessoas no mundo todo. A Elekeiroz desenvolve continuamente sua linha de plastificantes, incluindo opções livres de ftalatos e fabricados com matéria-prima vegetal. Não é à toa que possuimos o mais amplo portfólio de plastificantes da América Latina. Conheça! 

Conteúdos relacionados

Clientes

Bruno Shawskaer
Bruno Shawskaer@shawskaer
Read More
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Bruno Shawskaer
Bruno Shawskaer@shawskaer
Read More
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Bruno Shawskaer
Bruno Shawskaer@shawskaer
Read More
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Bruno Shawskaer
Bruno Shawskaer@shawskaer
Read More
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Receba novidades
na nossa newsletter

Pular para o conteúdo