A Elekeiroz, mais longeva indústria química do Brasil e parte do Grupo OCQ, marcou o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho em suas unidades de Camaçari (BA) e Várzea Paulista (SP) com o lançamento de uma campanha inovadora e cheia de ação. Em vez de apenas conscientizar, a iniciativa mobilizou os colaboradores a se tornarem protagonistas na identificação e mitigação de riscos em seus ambientes de trabalho.
No dia dedicado à segurança, todos os colaboradores se reuniram com a Diretoria Industrial e lideranças de Segurança e da CIPA para uma conversa sobre o tema. Em seguida, divididos em grupos, os times realizaram auditorias em tempo real nas áreas operacionais. O objetivo principal foi estimular a percepção de riscos pelos próprios colaboradores, incentivando-os a identificar proativamente situações que pudessem levar a incidentes ou acidentes.
As situações de risco identificadas durante as auditorias foram prontamente registradas e encaminhadas para as áreas – como Segurança do Trabalho e de Processos, Manutenção etc. – para as tratativas.
“O lema Perceber e Atuar está sendo amplamente trabalhado e repetido dentro da empresa em diversas situações. O Dia Mundial foi um marco que mostrou o quanto os times estão dispostos a fortalecer a cultura de segurança com ações eficazes e olhos bem abertos. Fiquei surpreso em ver que no primeiro dia de auditoria, tivemos 206 comunicações de condições a serem tratadas, das quais muitas receberam tratativa imediata. Quando digo surpreso é no viés positivo, pois, para nós, não interessa ocultar os riscos e sim trazê-los à tona para que sejam solucionados antes do incidente ou acidente”, explicou Thales Martinelle Braulino Teixeira, coordenador de Segurança e Meio Ambiente da Elekeiroz.
Segurança que transcende os portões da fábrica
Além da ação interna, a Elekeiroz lançou recentemente uma campanha de conscientização que se estende para além de suas instalações. Um dos motivadores da iniciativa foi verificar a alarmante estatística de que cerca de 25 mortes por dia no Brasil são causadas por acidentes domésticos. Dados do Ministério da Saúde em 2023 registraram mais de 9 mil óbitos decorrentes de quedas, engasgos, acidentes em escadas e choques elétricos. Acidentes domésticos também figuram entre as principais causas de morte de crianças e adolescentes de zero a 14 anos.
Através de um QR code disponibilizado em materiais informativos, a Elekeiroz oferece acesso a conteúdo educativo para que os colaboradores compartilhem com suas famílias, promovendo a segurança doméstica como uma extensão natural do programa de prevenção de acidentes da empresa. A mensagem é clara: segurança é um valor que deve ser praticado a toda hora e em todo lugar.
“A Elekeiroz tem a Segurança como valor prioritário e inegociável, pois o tema é destaque não somente nas comunicações internas, mas em momentos estratégicos com a Diretoria, lideranças e times. Apostamos em ações que se encaixam na rotina das áreas, monitoramento constante dos índices e envolvimento das lideranças para continuar reforçando nossa cultura”, comentou Marcel Gonçalves Michelan, Diretor Industrial da Elekeiroz.
Sobre a Elekeiroz | Grupo OCQ
A Elekeiroz é a maior produtora brasileira de especialidades químicas intermediárias de uso industrial no segmento em que atua. É parte do Grupo OCQ, o maior conglomerado químico nacional, que hoje engloba 22 empresas atuantes em diversas etapas da cadeia de valor de produtos químicos fundamentais para a vida de bilhões de pessoas no mundo todo.
A Elekeiroz é a mais longeva indústria química do País e, ao longo de seus 130 anos, diversificou e ampliou a sua linha de produtos em resposta às demandas do processo de desenvolvimento industrial brasileiro.
A companhia possui três sites estrategicamente localizados: dois deles no maior polo petroquímico do Brasil, o município de Camaçari (BA), e o outro na região Sudeste, próximo ao maior mercado consumidor de insumos industriais do País, em Várzea Paulista (SP).
Contato | Imprensa